Projeto estratégico de TI

 

SIGA ESSES PASSOS PARA MONTAR UM PROJETO ESTRATÉGICO DE TI

Priorizar de forma estratégica todas as iniciativas que dependem de TI é vital para entrega de resultado consistente com recursos cada vez mais limitados, principalmente um projeto estratégico de TI.

Isso vai te ajudar a resolver uma série de problemas. Este é o momento de separar os projetos do tipo “joio e trigo” e focar no que realmente é importante para atingir os objetivos de negócio.

Este método utiliza modelos de classificação, mas o grande segredo está nos critérios de cada priorização. Eles devem ser de fácil entendimento para as outras áreas e de rápida associação ao planejamento estratégico.

Criamos dois grupos, onde um representa os Benefícios dos Projetos e o outro a Complexidade e Custos.

Dentro de cada um dos dois, temos perguntas que podem ser respondidas utilizando uma escala que vai entre muito baixo (1), baixo (2), médio (3), alto (4) até o muito alto (5). Se você utilizar uma planilha em Excel, você poderá criar cálculos e até acrescentar um percentual de peso para uma questão que você julgar mais relevante. No meu caso, eu gosto de aumentar um peso de 15% na resposta Desejo da Diretoria sobre as outras questões. Vai do seu critério ou realidade da sua empresa.

Vamos usar o um check list para este mapeamento:

Benefícios:

  • É um desejo da Diretoria?
  • Existe alinhamento estratégico?
  • Qual o valor de benefício?
  • Gera alguma melhoria de processo?
  • Qual o nível de retorno financeiro?

Complexidade e custo:

  • Gera algum custo para empresa?
  • Qual é o risco se não for feito?
  • Qual é o nível de urgência?
  • Qual é o nível de complexidade?
  • Qual é o nível de áreas de negócio envolvidas no projeto?

Como cada classificação representa um valor que pode ser calculado, o resultado será o peso de cada classificação, nós teremos ação média para cada categoria.

Uma dica importante: antes de apresentar o resultado dessa classificação para toda empresa, busque a aprovação de cada área responsável pelo projeto e formalize o resultado final. Isso vai te ajudar a se resguardar no momento do comitê de priorização de projetos com toda a empresa.

Repare que criei outros dois projetos como contraponto para reforçar o nosso exemplo. Esses projetos podem representar projetos que vem de outras áreas ou até mesmo projeto de TI que tem baixo alinhamento com o negócio.

O gráfico abaixo foi utilizado com modelo de quadrante mágico onde teremos dois eixos representados por cada uma das categorias que posiciona cada projeto em um quadrante específico, facilitando a interpretação da classificação e cada um. Este modelo de relatório é uma poderosa ferramenta para utilizar em reuniões de comitê estratégico com a alta direção:

blog3.png

Com esta classificação fica muito mais fácil para o departamento de TI conseguir justificar o cancelamento de demandas que têm pouco alinhamento estratégico sem se indispor com as áreas de negócio.

Quais são os benefícios de se usar essa classificação estratégica de projetos? As áreas de negócios vão dar uma maior valorização para o departamento de TI sabendo que ele está trabalhando focado nos objetivos da empresa e não pode ser interrompido. E ao mesmo tempo vai poder desafogar aqueles projetos que não fazem sentido nenhum com os objetivos estratégicos da empresa.

Organize os projetos estratégicos e as demandas que estão sendo atendidas atualmente pela equipe de TI. Você vai perceber que está fazendo coisa que não deveria estar fazendo.

Aproveite para revisar as demandas e o catálogo de serviços do seu Service Desk.

É hora de enxugar as demandas que não trazem qualquer valor para área de TI.

Agora você já sabe criar um projeto estratégico de ti.


Autor: Fabio Varricchio, CEO da Sensr.IT e da Gap Solutions

  • Especialização Governança corporativa – Babson | USA
  • Especialização Governança Financeira – Columbia University | USA
  • MBA Gestão de empresas e negócios
  • Pos graduado em Segurança da Informação

Duas décadas de experiência em estratégia de TI e Gestão de Negócios, atuou em grandes empresas em projetos nacionais e internacionais. Ajuda empresas a alcançarem os melhores objetivos através de TI. É especialista em Planejamento estratégico de TI, Planejamento estratégico Digital, Delivery Services, Governança e segurança da Informação, ERP, Projetos Web, desenvolvimento de negócios, consultoria empresarial.

 

Projetos, TISensr.IT