ITSM o que é?

ITSM o que é?

Ao pé da letra: ITSM - IT Service Management.

O GSTI - Gerenciamento de Serviços de TI (ou Gestão de Serviços de Informática), do inglês IT Service Management (ITSM), tem por objetivo prover um serviço de TI com qualidade e alinhado às necessidades do negócio.

Os serviços de TI devem atender às necessidades de negócios das organizações que são diferentes uma das outras devido a práticas e ramo de atuação.

Da mesma forma que cozinhar não se aprende apenas lendo bons livros de receita – ou observando outras pessoas a cozinhar – o Gerenciamento de Serviços de TI é uma habilidade que só se desenvolve praticando.

Embora a gestão da tecnologia é claramente um componente necessário em ITSM, não é o foco principal da disciplina. Em vez disso, ITSM aborda principalmente a necessidade de oferecer serviços de TI melhor alinhados com os requisitos do negócio.

Para que os sistemas e a infraestrutura de TI de uma empresa estejam disponíveis para os colaboradores e clientes com qualidade e eficiência, é necessário que a TI seja planejada de forma estratégica.

Na prática: ITSM o que é?

É um conjunto de atividades que envolvem o planejamento, a implementação e a entrega de serviços de TI.

O objetivo maior é garantir que as pessoas, os processos e as tecnologias sejam selecionados apropriadamente para apoiar o negócio.

Há muitas vantagens em investir na otimização do Gerenciamento de Serviços de TI de uma empresa. Com o “up grade” do sistema interno é possível alcançar, por exemplo:

  • Maior agilidade nos serviços;

  • Controle eficiente do ambiente de TI;

  • Informações mais precisas;

  • Melhoria na administração das informações adquiridas durante os processos;

  • Aumento na produtividade da equipe;

  • Vantagem competitiva sobre os demais;

  • Acompanhamento de problemas/soluções apresentadas;

  • Valor agregado aos serviços da empresa;

  • Entre muitos outros benefícios.

Entre nessa página do nosso site e saiba mais o que nos motivou a desenvolver nossa Plataforma de Gestão e Governança em TI, englobando ITSM -> https://www.sensrit.com.br/motivos


Autor: Luis Peixoto, CMO na Sensr.IT | Conselheiro na Intelecta e Fundador da Uibi Marketing Digital

  • MBA em Marketing Digital pela FGV

  • Graduado em Marketing

Duas décadas de atuação em grandes empresas de Serviços em TI - Consultoria e Sistemas, nas áreas de marketing, vendas e implantação de sistemas ERP, CRM, RH, BI, nas soluções Microsoft Dynamics, Openbravo, TOTVS, Benner, Empresário, vTiger, Suggar e QlikView.

Com experiência em projetos nacionais e internacionais, ajuda empresas a alcançarem os melhores objetivos através de TI. É especialista em Marketing Digital e Consultoria Empresarial.

Sensr.IT