Governança de TI

5 questionamentos que toda empresa faz para ter uma boa Governança de TI

Procura por soluções viabilizam a boa governança de TI nos negócios

Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES) em 2017, o Brasil é o 9º maior mercado de software e serviços de TI no mundo. Esse cenário foi construído para atender empresas que buscam por sistemas tecnológicos que sejam eficazes na gestão de seus negócios.

As novas soluções digitais, além de trazer mais conectividade às empresas, aumentam sua capacidade de oferecer serviços e produtos de alto valor a seus clientes. No entanto, novas ameaças surgem diariamente, e criar ambientes digitais confiáveis e seguros têm sido um desafio para as empresas.

Abaixo, veja os cinco principais questionamentos que as empresas fazem atualmente, que se não forem solucionados com rapidez, impossibilitam uma boa governança de TI e impedem o bom andamento dos negócios:

 1 – “Que tipo de backup devo usar em minha empresa?”

Perder arquivos digitais é um mau negócio para qualquer empresa. A única solução para evitar essa dor de cabeça – e de bolso, convenhamos – é escolher um tipo de backup que vai copiar todos os seus dados em um local realmente seguro.

Entender os tipos de arquivos importantes e a estratégia sob medida para o seu Backup fará toda diferença, pois nem sempre a solução mais cara é a que irá gerar resultados. Separar arquivos importantes de archieve, arquivos que precisam ser full, parcial ou incremental, analisar o crescimento mensal, são pequenos ajustes que lhe ajudarão na melhor decisão.

2 – “Como proteger minha empresa de um ciberataque?”

Dezenas de empresas já decretaram falência e outras centenas perderam credibilidade no mercado porque sofreram ciberataques. Hackers sequestram dados confidenciais e pedem um “resgate” para devolver as informações ou até mesmo para não as expor.

Pensar no melhor firewall, mas esquecer de “educar” os usuários, pode causar impactos, pois o maior problema acaba sendo por vulnerabilidades geradas internamente.

O segurança de perímetro dever ser acompanhada de boas praticas e politicas de segurança.

3 – “De que forma posso otimizar meu sistema empresarial?”

Tempo é dinheiro. Qualquer empresário, seja pequeno, médio ou grande, sabe muito bem disso. Se o sistema da sua empresa não é renovado de forma constante, você está deixando de lucrar. Para abreviar o sucesso é necessário desenvolver novos métodos, otimizar processos e trazer novas oportunidades de negócio.

Antes de procurar uma solução, é importante pensar nos processos que você tem na sua empresa, qual a maturidade para automatizar ações manuais e o impacto na cultura da empresa, pode ser a melhor solução de ERP, ainda sim, dependerá do apoio da Alta direção para patrocinar o projeto e ajudar aculturar.

4 – “Como reduzir custos de TI em minha empresa?”

Descobrir estratégias para reduzir custos é sempre um desafio. Economizar sem perder qualidade, mais desafiador ainda. Se você enxergar o setor de TI como custo, e não investimento, nunca alcançará uma revolução inteligente no gerenciamento de sua empresa.

Entender os “vazamentos” através de gestão e indicadores, criar analise ABC, orçamento base zero de TI, dimensionar esforços por áreas, ter rateios de custos, são pequenas ações que podem lhe ajudar a organizar e ajustar os custos.

5 – “Preciso transformar meus dados em informações de valor. Como fazer?”

Sua empresa concentra um grande volume de dados, mas usa um baixo percentual, deixando de fora algum detalhe que supriria determinadas demandas do seu negócio. Para evitar esse prejuízo, os dados precisam ser transformados em informação de valor, a fim de melhorar relacionamentos, gerar mais negócios e potencializar resultados.

Em média, 80% dos dados de uma empresa foram criados nos últimos 2 anos, muitas empresas não fazem gestão dos arquivos e acabam duplicando e gerando informações repetidas, importante avaliar os arquivos irrelevantes e separa-los dos importantes, criar BI que gere valor para o negócio, assuntos para tomada de decisão.

Finalizando, se você já se pegou fazendo algum desses questionamentos, parabéns. Significa que você está preocupado com a tecnologia da sua empresa e busca soluções para mantê-la viva e moderna.

Para agilizar e otimizar todo o processo de TI da sua empresa, a sensr.it pode lhe ajudar. Sabe o que difere o nosso produto dos outros? É a integração dos módulos de gestão que envolvem diversas funcionalidades em uma só plataforma, possibilitando uma gestão com eficiência e qualidade, além de facilidade e rápida implantação da plataforma.

Um bom planejamento de TI pode ajuda-lo a potencializar sua estrutura e mitigar riscos, pensando nisto, a plataforma da Sensr.IT lhe ajuda a Planejar, Organizar os serviços de TI, Reduzir tempo de parada, Otimizar os processos e atividades manuais, além disto,  proporciona uma redução média de 35% de custos diretos e indiretos em TI.

Consulte-nos e vamos conversar sobre Governança de TI !

Autor: Fabio Varricchio, CEO da SENSR.IT e Gap Solutions

  • Especialização Governança corporativa – Babson | USA
  • Especialização Governança Financeira – Columbia University | USA
  • MBA Gestão de empresas e negócios
  • Pôs graduado em Segurança da Informação

Duas décadas de experiência em estratégia de TI e Gestão de Negócios, atuou em grandes empresas em projetos nacionais e internacionais. Ajuda empresas a alcançarem os melhores objetivos através de TI. É especialista em Planejamento estratégico de TI, Planejamento estratégico Digital, Delivery Services, Governança e segurança da Informação, ERP, Projetos Web, desenvolvimento de negócios, conselheiro empresarial e consultoria de Tecnologia (CIO/CTO).

Sensr.IT