Customer IT Experience

 

As melhores experiências de clientes começam com atividades e interações em tempo real

 

O mercado de TI demanda cada vez mais novos desafios para os profissionais da área e para as empresas, quer seja por ferramentas e soluções eficazes que contribuam para o negócio, quer seja pela tão perseguida redução de custos. Sabemos que há anos isso é um ciclo incansável e a tendência é continuar.

Fornecer simplesmente ferramentas de TI deixou de ser algo que impacte ou agregue valor às empresas há algum tempo. Atualmente as empresas que prestam serviços de TI para clientes estão se reinventando para atender a este mercado que se torna dia-a-dia mais exigente.

Hoje é preciso ter a visão do todo: o histórico, o momento atual e a previsão das necessidades futuras sobre a TI, em tempo real.

O CIO e a área de TI deixam de ter aquele papel meramente técnico na organização e passam a ter um papel de parceiros internos das áreas de negócio, contribuindo para o crescimento da empresa.

Por isso, é preciso ir além de soluções técnicas e inovadoras. É necessário ser um verdadeiro provedor de soluções de TI, com a possibilidade de geração de resultados relevantes para o negócio, evoluindo através de vários métodos, técnicas e táticas, na direção de um modelo organizacional centrado no cliente.

Entender o relacionamento de uma organização com seus clientes é complexo e muitas vezes confuso, especialmente para profissionais que estão mais preocupados em apagar incêndios do que resolver e entender a verdadeira raiz dos problemas que incomodam seus clientes.

Isso desfoca a energia da empresa e evita que ela melhore exatamente os pontos mais relevantes para seus clientes. A experiência do cliente é composta pelas percepções objetivas, subjetivas e emocionais que ele tem ao se relacionar com uma marca através de inúmeros pontos de contato.

E essa percepção influencia o comportamento futuro do cliente. Ela constrói memórias que abastecem sua lealdade e afetam o valor econômico gerado pela empresa.

Para que este nível de maturidade seja atingido, há muito trabalho a ser feito. Trabalho este, não só técnico, mas também humanizado, que resulta no desenvolvimento de relacionamentos profundos com clientes internos e externos através de interações contínuas.

Esta relação humanizada e contributiva, aliada à soluções estratégicas de TI, possibilita uma experiência incrível, o Customer IT Experience.


Autor: Luis Peixoto, CMO na Sensr.IT | Conselheiro na Intelecta e Fundador da Uibi Marketing Digital

  • MBA em Marketing Digital pela FGV
  • Graduado em Marketing

Duas décadas de atuação em grandes empresas de Serviços em TI - Consultoria e Sistemas, nas áreas de marketing, vendas e implantação de sistemas ERP, CRM, RH, BI, nas soluções Microsoft Dynamics, Openbravo, TOTVS, Benner, Empresário, vTiger, Suggar e QlikView.

Com experiência em projetos nacionais e internacionais, ajuda empresas a alcançarem os melhores objetivos através de TI. É especialista em Marketing Digital e Consultoria Empresarial.

Sensr.IT