Como ter mais eficiência em TI?

Como ter mais eficiência em TI?

Hoje, a Tecnologia da Informação (TI) faz parte da rotina das empresas. A elas, dá suporte à gestão estratégica da informação, atuando no planejamento, controle e direção. Graças a esse conjunto de soluções, as organizações conseguem automatizar atividades rotineiras e ter controle interno de operações.

Uma gestão de TI eficiente traz consequências positivas para as organizações. A principal delas é a redução de custos e maior agilidade na tomada de decisão, deixando a empresa alinhada com seus objetivos. Isso ocorre porque os processos fluem com mais rapidez, o que eleva significativamente a produtividade e diminui as falhas. No entanto, tais resultados só podem ser atingidos se o profissional de TI escolher corretamente as soluções a serem implantadas na empresa e estas devem estar alinhadas com os objetivos estratégicos das empresas.

# Como ter mais eficiência em TI?

Não é à toa que os profissionais de TI precisam, constantemente, aperfeiçoar suas habilidades, a fim de obter sucesso em seus empreendimentos. Se cada projeto for executado corretamente no menor tempo possível, ou seja, se houver a escolha e uma gestão eficiente, o profissional garante não apenas a satisfação dos clientes, mas disponibiliza de mais tempo para dar atenção a novos trabalhos. E quanto maior a demanda, maiores são os lucros. Além disso, melhores resultados certamente virão de profissionais mais maduros na área.

Ainda que o profissional saiba gerenciar projetos com eficiência, é necessário ter atenção detalhada para evitar que qualquer esforço seja desperdiçado. Pensando nisso, Fabio Varricchio, CEO da GAP Solutions, preparou 5 dicas para a obtenção de mais eficiência em TI, sendo estes uma base para novas ideias. Veja:

1 – Crie um alinhamento estratégico

Ouça o que a empresa tem como objetivo de negócio e identifique dentro da estrutura de TI o que pode ser feito para apoiá-la. Além disso, confira se a estrutura atual da empresa está pronta para receber essa estratégia de crescimento.

É importante ter um mapeamento dos seus processos e saber como sua estrutura está desenhada para suportar o negócio. Quais são suas metas e objetivos de TI para ajudar o negócio? O Balanced Score Card e Canvas, adaptados a TI, podem te ajudar.

2 – Mapeamento de riscos

Faça uma matriz de riscos, com tendências e impactos. Analise os ativos estratégicos de negócio e se eles estão vulneráveis ou não. Demonstre as reais necessidades através de gráficos e torne-as compreensíveis através de números. Estude quais investimentos são necessários para amenizar os riscos e calcule o custo médio em caso de não resolução.

3 – Backlog de projetos

Crie um mapa gerencial com os projetos estratégicos da empresa separando os itens corretivos, evolutivos e inovadores. É importante demonstrar o valor que pode ser gerado para as áreas de negócio, além de sempre estancar o sangramento antes das inovações.

4 – Capacity Plan

Tenha uma gestão ativa e proativa do ambiente tecnológico. É muito importante a gestão em tempo real, mas não esqueça de gerar indicadores de tendências, a fim de evitar surpresas. Mantenha a empresa informada sobre necessidades futuras de upgrade ou downgrade. A área de tecnologia precisa acompanhar o budget e ajudar nas projeções.

5 – Gestão demandas e indicadores

Tenha uma gestão efetiva das demandas. Identifique a reincidência de problemas e analise a causa. Gere indicadores gerenciais que sirvam como base para a tomada de decisão, por exemplo: qual é a área mais demandante? Quais necessidades foram identificadas? Quais os problemas mais recorrentes? Entre outros.

Com estas dicas, você já sabe como ter mais eficiência em ti. Como está o seu nível de produtividade? Que estratégias você usa para potencializar os resultados? Compartilhe suas ideias, dê sua opinião. Se tiver dúvidas, escreva nos comentários para eu tentar ajudar.


Autor: Fabio Varricchio, CEO da Sensr.IT e da Gap Solutions

  • Especialização Governança corporativa – Babson | USA
  • Especialização Governança Financeira – Columbia University | USA
  • MBA Gestão de empresas e negócios
  • Pos graduado em Segurança da Informação

Duas décadas de experiência em estratégia de TI e Gestão de Negócios, atuou em grandes empresas em projetos nacionais e internacionais. Ajuda empresas a alcançarem os melhores objetivos através de TI. É especialista em Planejamento estratégico de TI, Planejamento estratégico Digital, Delivery Services, Governança e segurança da Informação, ERP, Projetos Web, desenvolvimento de negócios, consultoria empresarial.

 

Eficiência, TISensr.IT