Como me tornar um gerente de TI melhor

Como me tornar um gerente de TI melhor

Neste artigo você vai entender os fundamentos de liderança para se tornar um gerente de TI melhor.

Construir uma equipe de TI de alto desempenho para realizar entregas que geram valor estratégico, é de longe, a tarefa mais difícil para um gerente de TI.

Tentei sintetizar as melhores práticas neste capítulo para que você tenha um resultado inicial.

O primeiro passo é, como líder, você definir um caminho para sua equipe de TI. Mas como definir um caminho se você ainda nem sabe o destino? Esse é o dilema de grande parte dos gestores de TI. As empresas investem muito na formação de lideranças em outros departamentos, mas o departamento de tecnologia parece seguir outro curso, os assuntos sempre orbitam nas questões técnicas e muito pouco no desenvolvimento humano e desenvolvimento de lideranças. Mas vou te mostrar o que eu fiz para driblar essa dificuldade:

1 – Defina uma visão para TI:

Com base no alinhamento estratégico, defina como você quer que o seu departamento seja visto pelas demais áreas na empresa. Que valor ele vai gerar na transformação da empresa.

2 – Mapeie suas competências:

Defina quais competências técnicas e comportamentais você precisa desenvolver para poder entregar. O BSC será o seu ponto de partida para definir isso. Entendendo quais projetos estratégicos você precisa entregar você deve olhar para a sua equipe e encontrar nela as competências necessárias para fazer acontecer.

Se essas competências não existirem você tem duas decisões: ou você investe no desenvolvimento dessas competências se a empresa tiver tempo para isso. Ou você terá que buscar esta competência através de realocações ou terceirizações.

3 – Tenha coragem:

Você precisa tomar decisões com agilidade. O tempo não espera. Não tenha medo de tomar decisões difíceis. Não procrastine. Pense nas pessoas e pense nos objetivos estratégicos. Este é um dos principais fundamentos de liderança para gerentes de TI.

4 – Outro fundamentos de liderança para gerentes de TI é: Tenha clareza:

Tenha clareza sobre as estratégias que definir para o seu departamento. Elas devem ser simples e de fácil entendimento para toda equipe. A clareza gera mais produtividade e influência na equipe. Aprimore a sua comunicação.

Delegue com o máximo de clareza e simplicidade.

5 – Deixe a equipe definir suas metas:

Não sou especialista em comportamento humano, mas aprendi de forma empírica (depois de muito sofrimento) que não adianta criar metas para as pessoas. As pessoas criam um engajamento muito maior quando elas têm conhecimento do objetivo principal e conseguem definir para si mesmas as metas para contribuir e influenciar no resultado. Então realize uma reunião com o time e explique a visão estratégica do departamento de TI, e deixe a equipe definir suas próprias metas. Depois das metas definidas para equipe, deixe cada indivíduo definir a sua meta individual.

6 – Acompanhe os resultados:

Realize comitês semanais para acompanhar o seu time. É muito mais fácil corrigir o caminho quando se sabe rápido onde você está.

Utilize as metas que a equipe definiu para ela própria como uma forma de acompanhamento e feedback. Comemore os pequenos resultados e tome decisões rápidas se algo não estiver acontecendo.

7 – Defina com a equipe as regras de ouro:

Alinhe com a equipe quais são os valores e crenças do seu departamento de TI. É muito importante que o seu time saiba quais bases comportamentais e valores vão direcionar o relacionamento saudável entre os membros da equipe.

8 – Envolva a equipe nas decisões:

Deixe-a fazer parte do todo. Quando as pessoas descobrem a sua relevância no resultado geral, o nível de comprometimento, engajamento e atitude vai aumentar naturalmente. A fidelidade e reconhecimento da equipe em relação a sua liderança também serão beneficiados.

Tudo o que as pessoas precisam é de sentido e identificação com uma causa. Ajude o seu time a identificar seu sentido e identificação na sua empresa e terá uma equipe muito mais madura e eficiente. Agora você já sabe como se tornar um gerente de ti melhor.


Autor: Fabio Varricchio, CEO da Sensr.IT e da Gap Solutions

  • Especialização Governança corporativa – Babson | USA
  • Especialização Governança Financeira – Columbia University | USA
  • MBA Gestão de empresas e negócios
  • Pos graduado em Segurança da Informação

Duas décadas de experiência em estratégia de TI e Gestão de Negócios, atuou em grandes empresas em projetos nacionais e internacionais. Ajuda empresas a alcançarem os melhores objetivos através de TI. É especialista em Planejamento estratégico de TI, Planejamento estratégico Digital, Delivery Services, Governança e segurança da Informação, ERP, Projetos Web, desenvolvimento de negócios, consultoria empresarial.

 

Liderança, TISensr.IT