Como gerar valor falando a mesma língua dos executivos e tornar a sua TI mais estratégica?

Como gerar valor falando a mesma língua dos executivos e tornar a sua TI mais estratégica?

Frequentemente, as atividades da área de TI são colocadas em segundo plano ou compreendidas apenas a nível operacional, o que a deprecia, criando uma conjuntura em que a TI está separada dos objetivos estratégicos de negócio.

O que muitos profissionais se perguntam é: como mudar essa realidade de modo a transmitir a geração de valor promovida pelo time de Tecnologia da Informação aos executivos da corporação?

A resposta está em um modelo ágil, muito popular, principalmente entre os profissionais C-Levels. O Canvas ou, como originalmente foi denominado, Business Model Generation, é uma estrutura visual cujo objetivo é centralizar de forma prática a estratégia da empresa, organizando as atividades, recursos e objetivos que, integrados, levarão uma empresa a alcançar conquistas de curto, médio e longo prazos.

Tendo isso em vista, desenvolvi o IT Model Canvas a fim de sanar a dor dos profissionais do mercado que desejam estabelecer sua área como um pilar estratégico do negócio. O modelo exclusivo para Tecnologia da Informação funciona da mesma forma que o Canvas tradicional, no entanto aplicado ao cotidiano desse departamento. Foi "customizado" para você encantar seu executivo e inclusive, criar junto com ele a estratégia de forma prática, dinâmica e ágil.

No modelo tradicional temos as respostas que se relacionam aos nove elementos utilizados no Canvas: Proposta de valor, Relacionamento com clientes, Segmento de clientes, Os canais, Atividade-chave, Recursos principais, Parcerias principais, Fontes de receitas e Estrutura de custos são adaptadas às especificidades de TI.  

Já no IT Model Canvasos elementos utilizados são: Alinhamento estratégico, Parceiros estratégicos, Serviços críticos, objetivos de TI, Mapeamento de riscos, priorizações de projetos, KPI's, Gestão orçamentária e comunicação. Este modelo que lhe ajudará de forma visual a gerar valor e alinhar as expectativas com o negócio.

Os profissionais da equipe podem co-criar o IT Model Canvas, promovendo uma visão holística sobre os objetivos da área alinhados aos da empresa e os recursos disponíveis que podem ser usados para tais metas.

Vamos a um exemplo prático!

TI entenderá o alinhamento estratégico da empresa, e focará esforços para criar as iniciativas alinhadas a estes itens, com base nisto, será possível criar uma priorização de projetos, para analisá-las adequadamente, contaremos com algumas métricas, a exemplo de: desejo da diretoria, complexidade, custo e geração de valor para o negócio. Para identificar o peso de priorização dessa demanda, analise as métricas propostas de 1 a 5, identificando sua importância dentro das metas e planejamento corporativos. Feito isto, conseguiremos combinar como será apresentado os resultados, definir custos / investimentos e analisar possíveis riscos.

Para um entendimento prático, clique no link Demonstração prática IT Model Canvas

Espero que goste das dicas e aproveite para mostrar todo potencial da área de TI! E se quiser conversar e tirar dúvidas sobre o modelo criado ou solicitar mais dicas e sugestões de como otimizar o seu TI, também fico à disposição pelo LinkedIn.

Autor: Fabio Varricchio, CEO da SENSR.IT e Gap Solutions

  • Especialização Governança corporativa – Babson | USA

  • Especialização Governança Financeira – Columbia University | USA

  • MBA Gestão de empresas e negócios

  • Pôs graduado em Segurança da Informação

Duas décadas de experiência em estratégia de TI e Gestão de Negócios, atuou em grandes empresas em projetos nacionais e internacionais. Ajuda empresas a alcançarem os melhores objetivos através de TI. É especialista em Planejamento estratégico de TI, Planejamento estratégico Digital, Delivery Services, Governança e segurança da Informação, ERP, Projetos Web, desenvolvimento de negócios, conselheiro empresarial e consultoria de Tecnologia (CIO/CTO).

Sensr.IT