Alinhamento estratégico de TI

Siga os passos a seguir e perceba como um bom planejamento pode ser a solução para diversos problemas da TI - Alinhamento estratégico de ti

Você quer entender a importância de um alinhamento estratégico de TI? Se você é gestor de TI e têm dificuldades para alinhar as iniciativas de TI com a estratégia corporativa, certamente pode estar passando por dificuldades para demonstrar o real valor gerado pela área de TI. Fique alerta! Se você não conseguir mudar o quanto antes, o seu emprego pode estar correndo sérios riscos.

Leia este artigo e saiba porque um alinhamento estratégico de TI bem feito pode ser uma das soluções para todo esse problema.

O quanto essas dificuldades são comuns no alinhamento estratégico de TI

Seja você um diretor, um gerente ou um coordenador, saiba que independente do nível hierárquico, a dificuldade para criar um alinhamento estratégico de TI é comum para grande parte dos profissionais de TI. E isso, ocorre principalmente por dificuldades em demonstrar quando algum resultado gerado pelo negócio foi consequência de uma entrega de TI.

O mercado de TI vem se reinventando em uma velocidade que muitos não estão conseguindo acompanhar. Com a automatização gerada pela computação em nuvem, os técnicos de “CPD” têm perdido cada vez mais a sua relevância, e as novas competências que vem sendo exigidas dos profissionais de TI.

O valor gerado por TI é o que interessa

O suporte e a infraestrutura viraram commodities. Os gestores de TI serão cobrados pelo valor competitivo que geram para o negócio, e não só por suas competências técnicas. E a capacidade de promover um alinhamento estratégico de TI poderá fazer toda a diferença para a sua sobrevivência.

A posição do CIO é uma das mais difíceis entre os outros C x O. Além de o CIO ter que conhecer e saber controlar seu orçamento, contribuir para o aumento das receitas, para a liderança de equipes e para manter a empresa competitiva em relação aos seus concorrentes; ele ainda tem que conhecer profundamente sobre computação em nuvem, segurança da informação e transformação digital.

Acredita-se que nos próximos 3 ou 5 anos, o mercado não dará mais espaço para gerentes de TI que não adquiriram competências estratégicas para alinhar TI ao negócio. Além disso, vale lembrar, porém, que é clara a dificuldade em encontrar um direcionamento objetivo e simples para que o alinhamento estratégico seja feito com facilidade, pois, as estratégias que apoiam esse alinhamento são baseadas em muita teoria e pouca objetividade.

Como o gerente de TI tradicional vai sobreviver na era da cultura Agile e Devops?

Portanto, é necessário que o profissional aceite correr os riscos de passar pelo aprimoramento necessário, e que proporcione para si o aprendizado e o domínio da execução de um alinhamento bem feito e efetivo, cujo é essencial para o sucesso da gestão, e consequentemente, o sucesso dos projetos.

Então acompanhe esse artigo, e veja aqui todas as informações necessárias para conseguir superar todas essas dificuldades de maneira simples e objetiva, e evolua em sua carreira.


Como definir um alinhamento estratégico de TI adequado

É comum os profissionais de TI terem receios quanto ao alinhamento estratégico, visto que, há pouco material disponível que ensine de forma prática como elaborar um planejamento estratégico, fica a ideia de que se trata de algo complexo. O Cobit 5 aborda alinhamento de TI com o negócio mas ainda de forma genérica e pouco aplicável para empresas menores.

Listamos aqui alguns passos que descrevem bem o quanto um bom alinhamento pode ser elaborado com facilidade e tranquilidade:

Primeiro é preciso listar cada uma das suas ideias de melhoria, pois, muitas vezes a empresa não tem isso explícito, e essa informação precisa ser adquirida através de entrevistas com os gestores responsáveis pelas áreas de negócio, no que diz respeito às quatro principais dimensões que o BSC de TI trata, que são: dimensão financeira, dimensão de mercado, dimensão de processos e dimensão de aprendizado e conhecimento.

Dimensão Financeira:

A dimensão financeira demonstra o que pode ser melhorado na empresa a partir de soluções implementadas pela área de TI, no que diz respeito a questões financeiras. Por exemplo: a empresa quer reduzir em 20% o custo operacional de fabricação. Como fazer? Melhorando ferramentas como ERP para a emissão e detalhamento de relatórios.

Dimensão Mercado

Já a dimensão de mercado mostra como a empresa se projeta no mercado, devido à movimentação do setor de TI. Conseguir novas parcerias, aumentar o marketing share ou entrar em um mercado novo – como a TI de sua empresa pode fazer isso? Investindo em marketing digital, criando novas unidades, adquirindo uma ferramenta de CRM, enfim, estes são alguns objetivos da dimensão de mercado.

Dimensão Processos

Além disso, rever processos para que possam melhorá-los e compartilhar essa análise com a área de negócios, para que juntos possam usufruir de um sistema (ERP/CRM, por exemplo), da melhor forma. Isso refere-se a dimensão de processos.

Dimensão Aprendizado e Crescimento

E por fim, a dimensão de aprendizado e conhecimento refere-se ao entendimento sobre a equipe em si, como o tamanho de equipe, sua capacitação, quais treinamentos são necessários para que a equipe possa alcançar os objetivos citados, enfim, essa dimensão é fundamental para que a empresa entenda o funcionamento do projeto que o gestor quer colocar em prática, através dos métodos resumidos aqui. E isso, não pode ser algo que a empresa não enxergue como parte do seu próprio crescimento e lucratividade.

A área de TI, através deste método bem aplicado, não vai ser mais conhecida como um centro de custo apenas, mas sim como uma área valorizada e que gera valores reais para empresa, sabendo se comunicar de maneira eficaz dentro da mesma. Além disso, a empresa vai enxergar o setor de TI como parte fundamental para o progresso do seu negócio.

Dicas importante para apoiar o seu alinhamento estratégico de TI

É possível seguir alguns passos importantes e até decisivos para garantia de sucesso do seu projeto. Veja algumas dicas relevantes que listamos para apoiar o seu alinhamento estratégico de TI:

1. Garimpe informações sobre os objetivos da empresa: Se a empresa não declara seus objetivos estratégicos de forma explicita, você precisa entrevistar os gerentes, tomadores de decisão na empresa. Um exemplo de como de ser o objetivo da empresa é: aumentar a receita em 20%, ou reduzir o prazo de entrega em 2 dias

2. Crie um alinhamento estratégico de TI utilizando o Balanced Scorecard de TI: Essa ferramenta permite mapear os objetivos estratégicos da empresa, gerando indicadores de desempenho em quatro perspectivas, que são: financeira, processos internos, clientes e aprendizado e crescimento.

Alguns passos importantes para criar o alinhamento com eficácia são:

  • Traduza as estratégias e empresa em iniciativas de TI.

  • Priorize projetos de negócio e não de TI

  • Defina metas financeiras;

  • Promova a capacitação dos colaboradores;

  • Estabeleça o valor da área de TI;

  • Desenvolva a visão e missão da área de TI.

 

  1. Selecione projetos de TI que tem mais aderência com o objetivo estratégico da empresa: determine quais são os projetos através de um alinhamento geral com todas as pessoas estratégicas envolvidas.
  2. Crie métricas para cada um desses projetos para acompanhar a evolução: acompanhar a evolução é fundamental para idenfiticar desvios em tempo hábil de aplicar ajustes, e também, para possibilitar um monitoramento eficaz.
  3. Comunique o resultado alcançado para o negócio após cumprir cada meta do seu projeto de TI: Esse passo é fundamental para demontrar, de fato, a eficiência do seu alinhamento.

O alinhamento estratégico é essencial para garantir a qualidade, a produtividade, a flexibilidade e toda a inovação necessária para apoiar o sucesso do profissional de TI. Por isso, fique atento quanto ao que precisa ser feito para alcançar essa competência.

Entendendo a importância de efetuar um bom alinhamento estratégico, fica claro perceber o quanto manter essa estratégia pode ser decisivo para o seu sucesso como profissional. Portanto, esteja ciente quanto a necessidade de buscar essa competência.


Autor: Fabio Varricchio, CEO da Sensr.IT e da Gap Solutions

  • Especialização Governança corporativa – Babson | USA
  • Especialização Governança Financeira – Columbia University | USA
  • MBA Gestão de empresas e negócios
  • Pôs graduado em Segurança da Informação

Duas décadas de experiência em estratégia de TI e Gestão de Negócios, atuou em grandes empresas em projetos nacionais e internacionais. Ajuda empresas a alcançarem os melhores objetivos através de TI. É especialista em Planejamento estratégico de TI, Planejamento estratégico Digital, Delivery Services, Governança e segurança da Informação, ERP, Projetos Web, desenvolvimento de negócios, consultoria empresarial.

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